Sedentarismo: como sair dele e ter uma vida mais saudável

Sedentarismo: as melhores dicas para ser mais saudável

Hoje o post vai ser sobre o sedentarismo, como sair dele de maneira fácil e tranquila e como manter uma vida mais ativa, então vamos la?

O que é sedentarismo?

Sedentarismo é a diminuição ou ausência de atividades físicas que acaba diminuindo o gasto calórico, que acontece devido aos hábitos de vida adquiridos pela maioria da população que muitas vezes trabalha o dia todo sentado ou com pouca movimentação e acaba não praticando nenhum esforço físico.

Assim, por fazer pouco exercício associada a ingestão de alimentos pouco saudáveis e muito calóricos, o sedentário pode ter um acúmulo de gordura na região abdominal, isso também favorece o ganho de peso e aumento da quantidade de colesterol e triglicerídeos circulantes.

Mas, para sair do sedentarismo é necessário mudar alguns hábitos vida, tanto relacionados à alimentação quanto à realização de atividades físicas, sendo recomendado que a prática de atividade física comece a ser feita acompanhada por um profissional e de maneira gradativa.

No entanto, algumas atitudes e exercícios simples podem ajudar:

1. Apostar nas tarefas domésticas

Engana-se quem pensa que as atividades de casa não podem colaborar com a saúde, porque tarefas domésticas com duração mínima de 30 minutos (lavar roupa/louça, varrer a casa etc.) ajudam na movimentação do corpo e gasto energético.

2. Andar um pouco mais

Uma dica é ir trabalhar a pé, se possivel. Ou, estacionar o carro longe para que precise caminhar um pouco mais até chegar ao destino e assim movimentar-se mais!

3. Apostar numa bicicleta

Outra sugestão é trocar o automóvel por bicicleta para ir ao trabalho ou para realizar ações como ir à padaria, a mercearias, à farmácia… Mas, se você já for um pouquinho mais avançado, pode sair para pedalar por 30 min alguns dias na semana!

4. Caminhar

Não gosta de ir à academia?! Esta não é uma desculpa para não se exercitar! Caminhar é uma boa e simples alternativa, principalmente para iniciantes.

5. Dançar

Como sair do sedentarismo? Dançar pode ser uma boa alternativa!

A dança também é uma boa alternativa para quem deseja sair do sedentarismo e o melhor é que ela pode ser praticada em casa.

6. Pular corda

Pular corda é uma atividade que pode ser realizada em casa ou ao ar livre. Além de divertida, queima boas calorias!

7. Subir e descer escadas

Subir e descer escadas propositalmente em casa é uma boa maneira de se exercitar sem ter que ir à academia.

Mas a dica é aderir ao hábito de subir e descer escadas sempre que possível: se você trabalha em um prédio com elevador, evite-o e quando for ao shopping, fuja das escadas rolantes!

8. Levar o cachorro para passear

Levar diariamente seu cachorro para passear, pelo menos por 30 minutos, é uma ótima maneira de sair do sedentarismo. Além disso, você estará fazendo muito bem à saúde e ao bem-estar do seu animal de estimação!

Como combater o sedentarismo

Para combater o sedentarismo pode-se optar por qualquer tipo de atividade física desde que ela seja feita, pelo menos, 3 vezes por semana, podendo ser dança, yoga, corrida, pilates… o que você achar melhor e mais confortável. Praticar alguma atividade física somente uma vez por semana não tem tantos benefícios, mas se é o que tempo que a pessoa tem disponível no momento, qualquer esforço será melhor que nada. No entanto, o recomendado é no minimo 3 vezes por semana. 

Geralmente, a escolha inicial de uma pessoa que está acima do peso e quer deixar o sedentarismo é a caminhada porque ela tem pouco impacto sobre as articulações e pode ser feita no seu próprio ritmo sem orientação médica. Inclusive, é recomendado que você converse com um médico antes de praticar atividades físicas de maior impacto como cross fit, corrida e etc. Saiba como sair do sedentarismo.

Consequências do sedentarismo:

O sedentarismo é fator de risco para várias doenças, como:

  • Obesidade
  • Aumento do colesterol
  • Atrofia muscular
  • Aumento da pressão arterial
  • Problemas articulares
  • Problemas cardiovasculares (Infarto ou AVC)
  • Diabetes tipo 2
  • Distúrbios do sono

Como evitar o sedentarismo

Se você não é sedentário, mas quer evitar isso, todas as dicas para sair do sedentarismo são válidas pra você! Também é recomendado acrescentar atividades físicas regularmente com mais intensidade pelo menos 3 vezes na semana além das práticas mencionadas acima!

Como conciliar a rotina corrida com a pratica de exercícios:

1-Tome uma grande dose de motivação

O primeiro passo para começar algo é estar motivado, motivação, nada mais é do que ter um MOTIVO para a AÇÃO! Então, pense sobre porque deseja sair do sedentarismo e se apegue nisso para conseguir!

2- Comece aos poucos

Se você não está acostumado a se exercitar, tenha em mente que não será eficaz querer começar com atividades físicas 5 dias por semana porque isso não é viável. Então, se possível comece fazendo uma caminhada hoje, 10 minutinhos de exercício aeróbico amanhã! E lembre-se de manter um pensamento de progresso, começou ficar muito simples? é hora de aumentar a intensidade!

3- Seja realista e crie pequenos hábitos:

Tenha consciência de que não tem como sair do sedentarismo para corredor de maratonas em 15 dias ok? Coloque metas realistas, como caminhar 3x por semana, pular corda 2x por semana… e assim por diante!

5- Persista nesses hábitos

Imagine a seguinte situação: Você começa se exercitar essa semana, cumpre os exercícios a semana toda, mas por alguma razão na segunda-feira da próxima semana você tem um imprevisto e não consegue fazer seus exercícios. Na terça-feira, você tem uma dor de barriga e também não se exercita, na quarta-feira você pensa “ah, já falhei essa semana, semana que vem eu começo de novo”.

Triste realidade que muita gente se identifica! Mas, a questão aqui é não deixar isso acontecer, e se você falhar um dia, tudo bem, pense “ontem ficou no passado, eu tenho um compromisso e preciso cumprir com isso! Então vou me exercitar!”

6- Escolha uma atividade física que goste

Não tem nenhum problema se você não gosta de corrida ou musculação que são as mais comuns, você pode se encontrar na zumba, na dança, no yoga ou pilates, andar de bike… No entanto, a dica é testar, teste e veja o que você mais gosta de fazer, essa atividade deve ser um prazer e não algo que você não goste ok?

7- Tenha um parceiro

Nada melhor que alguém para se comprometer a essa atividade com você não é? Então convide alguém, um amigo, familiar, vizinho… vocês podem até fazer uma aposta como motivação a mais!

Espero que essas dicas tenham lhe sido úteis! Se você tiver alguma dúvida, comente aqui abaixo ou envie-me uma mensagem clicando aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *